AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
Segundo o especialista em educação José Manuel Moran, a tecnologia com certeza é indispensável no meio escolar, porém a forma como ela é estabelecida que irá influenciar ou não na aprendizagem do aluno, ou seja o emprego desse conhecimento ( tecnológico) deve ser empregado de forma sistemática, responsável e associada a outros anseios estabelecidos em classe, pois a tecnologia tem que associar a sociedade e não ser jogada a ela.
É importante que se estabeleça pontes efetivas entre educadores e os meios de comunicação, ou seja entre o conhecimento concreto que é estabelecido nas instituições de ensino e o conhecimento abstrato que característico dos meios de comunicação. O ideal é que um complete o outro, um amenize o defeito do outro.
Os níveis em que são pensados a relação Comunicação, Meios de Comunicação e Escola são:
Nível Organizacional: O sistema pedagógico da instituição deve ter uma perspectiva individual, não globalizando o ensino, mas sim ajudar os anseios de cada educando.
Nível de Conteúdo: Deve ser estabelecido de forma que integre a sociedade, os fatos reais ao conteúdo escolar exposto.
Nível Comunicacional: Ter uma comunicação formal é indispensável, porém o educador tem que se atualizar e adaptar-se a linguagem do educando.
É evidente ressaltar que o educandor deve integrar a tecnologia ao ensino e a partir deste ato usá-lo de forma crítica, explicativa e conceituada para os alunos, respeitando a individualidade e restrições de cada um.
O processo de conhecimento da criança é estabelecido inicialmente pelo meio familiar e pela mídia eletrônica, depois pela formalidade escolar. Esta por sua vez deve compreender e incorporar as idéias do inicial educando ( criança ), a realidade escolar, fazendo com ele trate as informações da mídia de forma mais reflexiva, aprofundada e criteriosa.
OBS: A educação formal e o ensino tecnológico são de extrema importância para formação individual de cada pessoa. Ambos devem se integrar formando assim uma só unidade, na qual um possa complementar o outro.
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